Guanabara

Imóvel localizado na Av Barão de Itapura. Residencias deste tipo, porém menos suntuosas eram comuns no bairro até 2010.



O que mais me fascinava no Guanabara além dos paralelepípedos, eram as casas antigas.
Trabalho na região há quase dez anos e sou perdidamente apaixonada por aquele bairro. Tenho vínculos fortíssimos por lá. Posso dizer que sou chamada pelo nome na maioria dos estabelecimentos que frequento, sejam restaurantes, lojas, farmácias ou estacionamentos.
Ali me sinto em casa.
No inicio, antes do boom imobiliário e dessa especulação insana que tomou conta do mercado, o Guanabara era um bairro bem mais tranquilo, com pouco trânsito.
Adorava ir para casa a pé, namorando as casas antigas, suas grades trabalhadas, seus mosaicos com pastilhas. Andar a pé ali era como voltar ao tempo, uma delícia.
O sol não encontrava barreiras em prédios monstruosos, os paralelepípedos reluziam com a luz dourada do entardecer. Em suas esquinas era e é possível tomar um café bem quentinho e experimentar alguma guloseima fresquinha. Dizia que quando crescesse gostaria de morar ali.
O tempo passou e especialmente em 2011 para este 2012, muitas casas antigas foram demolidas. Uma tristeza. O bairro passa por um processo de verticalização assustador. Algumas residencias que sobraram deram lugar a estabelecimentos comerciais que alteraram completamente a fachada das casas.
Isso me corta o coração. Aos poucos o Guanabara antes bucólico, ameaça virar um mini Cambuí.
Fotografarei alguns terrenos que já tiveram suas casas demolidas e outras que sofrem com a alteração de fachadas.
Na verdade a única certeza que temos é sobre a mudança. Tudo muda, ninguém entra no mesmo rio duas vezes, porque as pessoas não são as mesmas, assim como as águas.
A boa notícia é que temos memória. E é nela que guardarei as lembranças mais doces do meu querido Guanabara ou Vila Itapura.

Um comentário:

  1. Um dia esse lugar lindo vai desaparecer completamente! Uma pena! Quem viu, viu, quem não viu, nunca verá!

    ResponderExcluir