Lembranças de Paraty RJ



De Paraty além de lembranças maravilhosas, entardecer incrível e passos descompromissados, trouxe algumas coisas de lá. A arte em Paraty é rica e diversificada. Como souvenir padrão existem os pratos decorados clássicos com as igrejas ao fundo, barquinhos e mini garrafas. Essas são as mais comuns e mais em conta, mas como é a sexta vez que vou para Paraty e não queria trazer mais do mesmo.

Nessa viagem encontrei mini namoradeiras usadas como imãs de geladeira, pimentas lindas de madeira que estão na minha parede e esta réplica do cemitério anexo a igreja Santa Rita de Cássia. Este sem dúvida é meu xodó. Xodó por ser exclusivo e ter história.

Em termos gerais, a igreja de Santa Rita pertence ao barroco setecentista, mas exibe certas particularidades, como a pobreza da ornamentação. Ao contrário da profusão de adornos que esse gênero revela (cachos de uva, margaridas, girassóis, lírios, rosas, aves, anjos, querubins, serafins e outros delírios decorativos), Santa Rita é modesta, talvez por representar um estilo em transição ou até mesmo pela falta de recursos da Irmandade dos Pardos.


Para quem gosta de História e quiser saber mais sobre esta linda igreja fica o site:

http://tinyurl.com/7b4wmth


"Aquilo que está ao alcance das mãos e dos olhos, quem muda somos nós."

Nenhum comentário:

Postar um comentário